CONFHIC na Jornada Mundial da Juventude

A participação da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras (CONFHIC) na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023, foi um percurso marcante e inspirador, assinalado por uma profunda ligação com a Beata Maria Clara do Menino Jesus, que foi escolhida como uma das Padroeiras do evento. Esta predileção ressoou profundamente no coração de todas as Irmãs da Congregação, provocando uma onda de entusiasmo que se refletiu nas de várias facetas dos preparativos para o evento.

Este esforço foi muito mais do que um compromisso rotineiro; foi uma missão profundamente espiritual, guiada pelo tema abrangente da JMJ 2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Em resposta, as Irmãs empreenderam na missão de apresentar não só a sua Fundadora, mas também transmitir a sua profunda espiritualidade e o rico Carisma conferido por Deus ao mundo e à Igreja.

O envolvimento da Congregação na JMJ abraçou uma abordagem multifacetada, envolvendo a sua presença na Feira Vocacional, interações individuais e uma série de momentos espirituais profundos. A Feira Vocacional proporcionou uma oportunidade única para as Irmãs se envolverem com jovens de diversas origens. Através de interações significativas, elas tiveram o privilégio de compartilhar a nossa missão, valores e o profundo significado de sua caminhada espiritual. Ao fazê-lo, elas foram capazes de mostrar a beleza e a profundidade de seu chamamento, inspirando outros corações jovens.

Os encontros individuais foram particularmente interpelantes, pois permitiram conexões mais pessoais com os jovens. Através destas conversas sinceras e da partilha de experiências pessoais, as Irmãs tornaram-se mentoras, oferecendo orientação e apoio àqueles que procuram respostas e propósitos para suas próprias caminhadas espirituais. Estas interações tornaram-se momentos profundos de transformação e crescimento mútuo, onde corações e almas foram muito enriquecidos.

No entanto, a pedra angular na participação de todas residiu nos momentos espirituais. As Irmãs gozaram de imensa alegria e consolo ao testemunhar o despertar espiritual e o aprofundamento da fé entre os jovens participantes. Em conclusão, o envolvimento das Irmãs na Jornada Mundial da Juventude transcendeu um mero acontecimento. Foi uma experiência transformadora e profundamente gratificante, que deixou uma marca indelével em todos quantos tiveram a sorte de fazer parte dela. A missão da Congregação na JMJ 2023 foi mais do que uma viagem externa; foi uma odisseia espiritual, profundamente enraizada no seu compromisso de servir os jovens, promover a fé e honrar o legado da sua Fundadora e do seu Carisma tão abundante de Bênçãos para o mundo de hoje.