Encontro das Irmãs Junioras da CONFHIC

Encontro das Irmãs Junioras da CONFHIC

1º Encontro Internacional de Juniores da CONFHIC
por ocasião da celebração do aniversário da Profissão Religiosa da Fundadora, 
Bem-aventurada Maria Clara do Menino Jesus, 14 abril 2021

 

Itinerário vocacional com a Mãe Clara

 

Oh! como são maravilhosos os caminhos do nosso Deus que reuniu as 65 Irmãs Juniores da CONFHIC e suas formadoras para celebrar o aniversário da profissão religiosa da sua amada fundadora, Mãe Clara! 
Este primeiro encontro internacional online, organizado pela Comissão de Formação e Pastoral Juvenil Vocacional, teve lugar no dia 14 de abril de 2021 com o objetivo de ajudar cada Irmã a descobrir o segredo da verdadeira alegria na vivencia da sua vocação Franciscana Hospitaleira e aprofundar o sentido de pertença à nossa Congregação.


Para preparação foram enviados, às Irmãs Juniores, antecipadamente, textos retirados do livro: Maria Clara do Menino Jesus, sua gente e sua obra, escrito pela nossa Irmã Rosa Helena Mendes de Moura, que realçavam quatro fases da vida da Mãe Clara: Infância, Adolescência, Juventude e Opção definitiva da sua vocação religiosa. Cada Irmã dedicou tempo especial à leitura, reflexão e assimilação destes textos e sobre algumas perguntas referentes aos mesmos. Assim, a fase preparatória foi muito importante, levando-as a saborear a riqueza deste encontro único. 


O acolhimento e apresentação das Irmãs foram momentos de grande alegria e entusiasmo. Seguiu-se uma surpresa: a apresentação virtual da Casa Mãe que em todas incutiu um grande sentido de pertença e um espírito de comunhão.  
As quatro fases (sub-temas) do itinerário Vocacional da Mãe Clara foram desenvolvidas de forma significativa pelas 4 Províncias:


                   1º. Infância pacífica e cativante - Província de Santa Maria
                   2º. Adolescência aventureira e adaptativa - Província de Nossa Senhora do Monte
                   3º. Juventude determinante e decisiva - Província de São Francisco de Assis
                   4º. Opção fundamental e definitiva - Província da Imaculada Hospitaleira.


Cada Província desenvolveu o sub-tema com um breve resumo do itinerário vocacional de uma fase particular, através de um power point, seguido da partilha da reflexão das Irmãs Juniores, o texto bíblico foi escolhido como elo de ligação com a vida da Madre Clara nessa etapa particular e em consonância com a sua própria história pessoal. Cada momento de partilha terminava com um hino referente ao tema exposto. Em cada fase houve intervenção das Juniores das outras Províncias. Foi um longo tempo de partilha e reflexão, muito profundo, enriquecedor e iluminador para todas as participantes.


Chegou o momento de cada uma apresentar o trabalho pessoal sobre a pergunta: “Como posso encarnar na minha vida diária o espírito da Mãe Clara?”. Cada uma respondeu a esta pergunta de forma criativa, expressando os seus talentos, de diversas maneiras: canto, poema, pintura, oração, etc., para, como a Mãe Clara, crescer na intimidade com Deus, no espírito de fé, determinação, simplicidade, humildade, perdão e coragem, confiando na Divina Providência e acreditando que nada acontece no mundo sem a permissão Divina.


Em ambiente festivo, chegou o momento de dar a conhecer as Fraternidades onde as Irmãs juniores estão inseridas, seus membros e missão que exercem. A Irmã Jennifer Greig, coordenadora da Comissão de Formação e Pastoral Juvenil Vocacional, frisou a importância de cada Fraternidade e agradeceu a todas a sua cooperação no acompanhamento dado às Irmãs Juniores as quais estão também muito gratas por tudo, sobretudo pelo testemunho de vida o qual as ajuda a caminhar com mais esperança e segurança na vivência da sua consagração. 


A terminar o Encontro, com todo o entusiasmo, cantou-se o hino da Congregação. Seguiu-se um momento de convívio em que se cantaram os parabéns à Mãe Clara e umas às outras, expressando a riqueza das línguas e culturas.
Este dia ficará para sempre na memória e no coração das nossas Irmãs jovens! Com muita gratidão, foram manifestados agradecimentos especiais à Comissão por esta bela iniciativa que muito enriqueceu e aproximou os membros Juniores da sua Família Religiosa, abrindo horizontes e dando a oportunidade de nos conhecermos umas às outras, ainda que de forma virtual.


Deus seja bendito!  Que a Bem-aventurada Maria Clara inspire as suas queridas filhas a seguir o seu exemplo para serem o rosto de ternura e misericórdia de Deus neste mundo ferido!

 

 

VÍDEOS DO ENCONTRO

 

Província de Santa Maria

Província de Nossa Senhora do Monte

Província da Imaculada Hospitaleira

Província de S. Francisco de Assis

 

 

FOTOS DO ENCONTRO

 

              

        

         

        

 

 

 

 

 

         

 

        

 

        

 

 

       

        

        

        

        

        

        

        

        

        

 

 

 

 

 

Segunda, 12 de Abril de 2021