Caminhar na Fé com Libânia

Caminhar na Fé com Libânia
Primeiro Encontro Internacional de formandas - Aspirantes - Postulantes - Noviças - Online

“Tudo começa com um chamamento de Deus para sermos vinho novo em odres novos…” (XIII Caderno para a renovação da Confhic, p 7). Neste momento da nossa história, em que vivemos o ano jubilar dos 150 anos da fundação da Congregação e num tempo inédito, causado pela pandemia do Covid 19, o Espírito do Senhor, que renova todas as coisas, nos impele a “rasgar caminhos” e a viver a comunhão, na hospitalidade e na menoridade que geram vida, tornando-nos mulheres fecundas, “mães” espirituais. Nasce, assim, o sonho de reunir, a nível congregacional, as 62 jovens em formação nas etapas do aspirantado, postulantado e noviciado.

Sob o Mote Caminhar na Fé com Libânia, a Comissão para a Formação e Pastoral Juvenil Vocacional da CONFHIC promoveu, online, o 1º encontro congregacional de formação inicial, no dia 2 de setembro 2020, data em que celebrávamos o 177º aniversário do Batismo da nossa querida fundadora, Beata Maria Clara do Menino Jesus. 

Este evento foi antecedido por um encontro congregacional de formadoras, o 1º online internacional, no dia 25 de agosto de 2020. O objectivo foi preparar o encontro das nossas formandas. Eram notórios a satisfação e o envolvimento de todas as formadoras, que acolheram a iniciativa com muita esperança e gratidão. Foi uma experiência bela e nova, de encontro e proximidade real no espaço virtual, de conhecimento recíproco, de partilha, de comunhão fraterna e intercultural, que ofereceu a possibilidade de uma experiência igualmente rica para as nossas jovens irmãs.

Assim, às 12 horas de Portugal do dia 02 de setembro, teve lugar o tão esperado encontro com as formandas que iniciou com leitura da mensagem da nossa querida Ir. Shirley Ninfa Fernandes, Superiora Geral. Seguiu-se o momento da apresentação dos membros da Comissão de Formação e das formadoras com as respetivas formandas, por Província. “Impactante” foi o fato de cada formanda se apresentar dizendo a data do seu Batismo, o dia em que recebeu o dom da fé.

O momento orante do encontro levou-nos a reviver e a refletir sobre o nosso Batismo. Houve uma catequese batismal, rica em simbologia que tornou a celebração gozosa e frutuosa. Aqui ficam alguns ecos das nossas queridas formandas:

   • A experiência de participação na celebração online foi de muita alegria, boa, emocionante, comovente, única, de felicidade… ao ver formandas de outras comunidades e saber que temos muitas vocações; ao ver tantas jovens alegres a seguir as pegadas de Jesus, vivendo na simplicidade, segundo os nossos fundadores; ao conhecer o lugar onde repousam os nossos Santos Fundadores. Foi uma experiência de comunhão, de encontro fraterno. Apesar do espaço geográfico que nos separa, sentimos os nossos corações a bater numa única direção, ao encontro da nossa querida Mãe Clara; foi uma experiencia de viagem (fomos “conduzidas” até à Casa Mãe), de caminhada na fé com a nossa Fundadora.

    • Foi encantador o acolhimento das Irmãs (de várias nacionalidades) da Casa Mãe! Fizeram-nos estar lá e perceber que esse espaço guarda a génese da nossa história, onde tudo começou, onde podemos ver bem de perto as nossas raízes; A cripta falou-nos da presença viva dos nossos Fundadores, que estão próximos, que continuam a iluminar as nossas vidas e a aquecer os nossos corações;

     •  Deus, através deste evento, está a dizer-nos, hoje que levemos a sério a caminhada e a vida que escolhemos, tal como o fizeram os nossos Fundadores e as Irmãs que caminham à nossa frente; a não termos medo, pois também somos capazes de entregar as nossas vidas; que vale a pena confiar e acreditar n’Ele, porque é bem- aventurada aquela que acredita no cumprimento da Sua palavra; a ser perseverantes; a ir mais além na caminhada, pela oração, participação na Eucaristia, Confissão, correção fraterna, diálogo e comunicação sincera; a sermos Suas seguidoras e mensageiras da Sua Palavra; a comprometermo-nos a viver por Ele; a aceitar o desafio de viver a hospitalidade, doando-lhe a nossa vida como também muitas fizeram, pois só houve este encontro porque há pessoas que doaram e doam a sua vida a Deus e à Congregação. 

Este 1º encontro congregacional de formação inicial foi uma bênção e é um desafio a intensificar o espírito de família e de comunhão. O Carisma está vivo. Deus agraciou-nos com o dom destas vocações e a nós incumbiu o cuidar delas. Pede-nos a delicada tarefa e grande responsabilidade de proporcionar a estas jovens, cheias de generosidade, ambientes acolhedores e apropriados para um discernimento feliz e fecundo. Com e como a Mãe Clara dizemos com o coração cheio de gratidão e de alegria: 

                  “Como Deus é bom! Deus seja bendito!”

 

 

VÍDEO DE BOAS-VÍNDAS À CASA MÃE

https://www.youtube.com/watch?v=ZzO_NBoNu8A

 

FOTOS DO ENCONTRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta, 2 de Setembro de 2020