XXVII CAPÍTULO GERAL | 12.07 - 2019 - 12.08

XXVII CAPÍTULO GERAL | 12.07 - 2019 - 12.08
MENORIDADE - HOSPITALIDADE - FECUNDIDADE

OBJETIVO DO XXVII CAPÍTULO GERAL

Conscientes do momento social, eclesial e congregacional que estamos a viver, e em conformidade com o tema proposto para o XXVII Capítulo Geral: Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição Menoridade, Hospitalidade, Fecundidade -, propomo-nos: Reiniciar processos de crescimento e transformação que promovam a qualidade de vida pessoal, comunitária e missionária na Congregação, tendo em conta caminho percorrido no sexénio anterior, e procurar assumir as propostas aprovadas maioritariamente pela Congregação.


ORAÇÃO PELO XXVII CAPÍTULO GERAL

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, Deus altíssimo e bom, a Vós toda a honra, toda a glória e todo o louvor!
Bendito e louvado sejais, Senhor, pela vossa contínua presença em nós e na vida da Congregação.
Reavivai em nós o espírito do Pe. Raimundo e da Bem-aventurada Maria Clara, verdadeiras testemunhas de fé, entrega, fidelidade e serviço aos pobres e desvalidos do seu tempo.
Desde a preparação do nosso XXVII Capítulo Geral, fazei brilhar em nós a luz do vosso Espírito, para que estejamos abertas e disponíveis a acolher com amor a vossa vontade.
Dai-nos a disposição interior de Maria, serva e pobre, que sempre escutou a vossa Palavra e, com o seu Sim, abraçou o vosso plano de salvação
Fortalecei a fé, a consciência da realidade e a coragem das nossas Irmãs Capitulares.
Fazei que todas se abram e sejam dóceis à leveza e criatividade do vosso Espírito.
Concedei que, movidas por Ele, todas saibam escutar, dialogar e discernir.
Assim, poderão dar respostas audazes e generosas aos desafios que a nossa Congregação, a Igreja e o mundo enfrentam nos dias de hoje.
Senhor, que este Capítulo seja para todas nós uma experiência de amor fraterno e de comunhão profunda!
Com Maria, a primeira Hospitaleira, e com os nossos santos Fundadores, nós vos glorificamos, Pai, Filho e Espírito Santo, e pedimos a vossa bênção para os trabalhos do XXVII Capítulo Geral que, confiadamente, entregamos nas vossas mãos. Ámen.


Caminhando sob o Olhar Providencial de Deus

Realizamos a nossa vocação e missão carismática "inseridas no mundo e situadas no tempo" (cf. Constituições, p. 11). Caminhamos sob o olhar providencial de Deus, como dizia a Mãe Clara. A realidade social, cultural e eclesial nos desafia e nos torna vigilantes para discernir a vontade de Deus e responder-Lhe com fidelidade no seguimento de Jesus, expressando o amor do Pai e a sua misericórdia para com toda a humanidade, particularmente com os mais pequenos e desfavorecidos.
Estamos chamadas a ser «como ‘sentinelas’ que mantêm vivo no mundo o desejo de Deus e o despertam no coração de tantas pessoas com sede de infinito», somos convidadas a ser buscadoras e testemunhas de projetos de Evangelho visíveis e vitais. Mulheres de fé forte, mas também com capacidades de empatia, de proximidade, de espírito criativo e criador, que não podem limitar o espírito e o carisma às estruturas rígidas e ao medo de as abandonar (Sondai o horizonte, 13).

 

Sexta, 28 de Junho de 2019